quinta-feira, 2 de junho de 2016

A felicidade é o caminho


 As pessoas buscam não a felicidade pois ser feliz requer escolhas e escolhas não está a mercê de pessoas que querem ser acolhidas de modo que a vida delas sejam vividas como se não fossem morrer, a felicidade não está apenas na nossa capacidade de fazermos boas escolhas, mas também em refazermos a nós mesmos nas piores escolhas que damos.
            Ser feliz todos nós já sabemos não é estar no país das maravilhas, porém nada me deixa mais indignado do que essa propaganda que muitos fazem de receitar a felicidade, a felicidade não é um conceito, mas é antes um proposito de vida!
            Muitos de nós compramos livros e livros e assistimos muitos vídeos sobre a felicidade com a doce ilusão de que só isso basta, mas acordamos desses sonhos e o despertar nos coloca numa plena "segunda feira" tendo nós que acordar cedo e fazer trabalhar duro e muitas vezes um trabalho que não tem nada diretamente a ver  com que  nós gostamos!
            Uns dos primeiros mal-entendidos sobre a felicidade juntamente com os mitos que estão muito:
·         São que a felicidade é algo que todos nós buscamos, essa ideia me parece
que foi em Aristóteles em sua obra prima Ética a Nicomoco, ele diz que tudo que fazemos é sermos felizes, essa ideia não parece ser válida para todos, e se fosse teríamos que mais claros o que nos faz felizes, e maioria de nós não tem clareza alguma sobre o que as fazem felizes.
·         É interessante que para muitos de nós ser feliz é ser rico financeiramente,
isso se deve talvez a camada da população ser mais carente e a oposição de desejos delas em achar que o “pote” de ouro da felicidade está lá com os ricos.
·         A felicidade não é um conceito e nunca foi, muitos de nós que buscamos
maior clareza vemos isso nos primeiros livros que lemos, não é um conceito por que nela se encontra todo uma gama de significados que é impossível ter isso claro para forma um único significado.

            A felicidade é então uma escolha e um aprendizado e um caminho, Gandhi dizia isso, “não caminho para a felicidade, a felicidade é caminho”, mas isso de modo algum é conceituar a felicidade, porém trata se de uma investigação e uma percepção minha e todos nós que buscamos maior clareza sobre a felicidade, não podemos permitir confundir aquilo que queremos nos deixar felizes com aquilo que nos deixa de fato felizes.
            Somado a isso, espero que possamos com passar do tempo levar a sério esta grande palavra felicidade sem contudo perder de vista que dizemos ao longa da história da humanidade muitas inverdades sobre esse tema. E que a felicidade não algo impossível, mas apenas o caminho onde todos os dias somos agentes da escolha, se não escolhemos alguém escolhera por nós, e isso não é felicidade e sim infelicidade.