quinta-feira, 26 de maio de 2016

Envelhecimento


          

A palavra do momento é a “urgente” e como ela tem sido usada. Tudo é urgente e tem que ser feito em tempo recorde.
            Mas ao contrário disso envelhecer é saber entender que nada é tão urgente quanto viver a vida, sem expectativa frustrante dos jovens ansiosos. Esta expectativa é a “epidemia do século”.
            Como tudo é rápido pensamos e agimos conforme as respectivas e instantâneas respostas as nossas dúvidas cotidianas, acontece que obviamente a vida tem outro ritmo e podemos possivelmente nos decepcionar se fomos radicais quanto a não resposta imediata de nossas dúvidas e solicitações quanto a vida, por que a vida tem um tempo que não transcorre da mesma medida convencional, e só o envelhecimento nos ensina a perceber esta grandeza. E, no entanto temos medo de envelhecer por acharmos que envelhecer é se tornar doente, esquecemos, porém que envelhecer não é adoecer se e muitos de nós estamos velhos sendo jovens, com alma entupida de arrogância e amargura, está é a pior velhice.
            Envelhecer é tornar mais sábio, mais calmo, menos ansioso, menos afobado e mais equilibrado. É óbvio que temos que ter mais cuidado quando chegamos a cima dos quarenta anos, contudo de forma alguma isto representa uma fragilidade.  E é por isso que devemos respeitar os mais velhos, provavelmente porque eles já passaram pelas mesmas coisas que nós já passamos.
            Então envelhecer é se tornar amigo do tempo da vida, que logicamente não obedece ao tempo cronológico. Estamos na era dos segundos, um e-mail é enviado em poucos segundos, novas tecnologias são feitas tão rápidos quantos outras caiem em arcadismo. Até a língua hoje transcorre numa dinâmica nunca vista.
            A grande essência do envelhecimento é não nos tornamos ranzinzas, impacientes ou pior acharmos que mais nada aprenderemos por termos uma erudição admirável. Envelhecer não nos dá o poder de deuses. O cuidado é não nos tornamos velhos, que é a perda da capacidade de sonhar, de ter sonhos e esperança, por que envelhecer é se manter intacto quantos aos intempéries da vida, sem contudo perder a capacidade de superação e fé na vida.

Nenhum comentário: