quinta-feira, 26 de maio de 2016

Qual é o significado da vida?



“Você tem que ser o espelho da mudança que deseja. Se eu quero mudar o mundo tenho que começar por mim.” (Gandhi)

 “Uma vida não refletida não é digna de ser vivida.” (Sócrates)


      Apesar de que poderíamos reverter o raciocínio para compreendermos que a vida não tem em si sentido, com apenas uma pergunta fundamental, que tipo de ser humano almejamos ser?  Diante desta grande e simples pergunta, poderemos refletir sobre quem somos e o que queremos ou poderemos ser.
             Além disso, pensar no sentido da vida, só é possível para aqueles que não se rendem ao mero preconceito e as idéias ingênuas como a do destino, não só é um ato de profundo pensar como uma labuta da qual não pode dissociar do desejo de sermos melhores humanos, se a vida tem um sentido é tão somente este sentido para frente, nada se repete como já dizia Heráclito, “tudo Flui” e assim sendo o próprio significado da vida é histórico. Pois se refletimos como os gregos como Sócrates, Platão Aristóteles se os perguntasse qual é sentido da vida seria uma única resposta: A busca continua pela excelência, sendo como parâmetro uma vida virtuosamente refletida.
             Embora muitos de nós sequer pensamos no sentido da vida, grandes personalidades entre elas Gandhi, Einstein, Madre Teresa  que dedicaram toda suas vidas a um único propósito, isto é, a pratica de um bem, o aperfeiçoamento humano. Dessas personalidades que marcaram o tempo e superaram a si mesmos, dialogaremos com um apenas em paralelo a outros, Mahatma Gandhi que com seu método de não-violência, mostrou a mundo que não precisamos mais de guerras, ele disse: - “O mundo esta farto de tanta violência!”. Qual era o sentido da vida para Gandhi? Lutar por uma causa!

             Gandhi foi coerente consigo mesmo, e buscou com uma coragem incrível unir crença e ação, e diante disso que Albert Einstein disse que:- “Gerações vindouras dificilmente acreditarão que tenha passado pela face da terra, em carne e osso, um homem como Mahatma Gandhi.” De fato Gandhi é uma dessas pessoas que somou e multiplicou transformando quase como milagre a história da humanidade. Gandhi mostrou com exemplos que é possível fazer acontecer, como ele mesmo dizia, “não tenho mensagem, minha mensagem é minha vida.”

             Creiamos que é pela via do significado da vida é, portanto o sentido que associamos a ela que o ser humano se reintegra com sua espiritualidade, com seu caráter, com suas crenças a um significado que seja maior do que nós mesmos.Tentando buscar coerência para conscientização encarando sem medo os nossos preconceitos e vícios aliando crença e ação no bloco quase indivisível, como as grandes personalidades fizeram e fariam se estivessem vivos, eles eram coerentes e conscientes e argumentaram com palavras sustentadas em idéias que moveram o mundo, eles não ambicionavam dinheiro, riqueza ou fama, eles lutaram e alguns como Gandhi morreram em nome de uma causa, e fizeram de cada momento de suas vidas uma canção de fé e doação ao outro, eles queriam mudar o mundo! Sem abrir mão de seus ideais e valores, tornando a vida em si, um significado digno ser espelhada.

        Embora a vida não deva somente ser buscada deve ser também sonhada, assim sendo acreditamos que o que importa mesmo é direcionar a vida para um significado, e nisso há um sentido, o sentido de sentir se vivo, independente de quanto viveremos!

Nenhum comentário: