quinta-feira, 26 de maio de 2016

O que é a vida?

        

Para alguns a vida é um imenso a vir a “ser”. Nem sempre possuímos ferramentas convidativas a esta atentadora interrogação mais do que indagativa, ela é um sumário da vida. Acontece que a sociedade atual tornou- se um lixo erudito, no qual o conhecimento não é um mecanismo espontâneo de elo da criatividade e admiração.
O que é a vida? Se nem sabemos ao certo de onde vivemos e tampouco de onde veio a vida, saberemos responder a esta pergunta? O s cientistas são maciçamente crentes na criação do universo através do “Big Bang”. Mas o que é a vida, não se explica de onde veio a vida, pois esta pergunta é tão subjetiva que foge ao impulso de primeira resposta.
            A vida não é exata e tampouco justa e menos ainda um efeito do destino e somado a isso me veio um pensamento do maior cientista do século XX, Albert Einstein: - Os nossos destinos estão acima de nossos méritos. E merecê-los plantar é cultivar atitudes positivas.
            A nosso destino não está escrito, tampouco medido e acabado e quem acredita nisso está fadado a sofrer por sofrimentos imaginários e infinitos porque esta crença adoece o pensamento, se nosso destino está já concluído o resta nos fazer?
            O que é a vida? Não somos capazes de responder esta pergunta porque a nossa sociedade inibiu as nossas reflexões no consumismo robótico e em conhecimento alienante, e somado a isso as superstições e mitos cultivados pela nossa sociedade a torna uma bolha de preguiça do pensar. O que é a vida? Não é uma pergunta para ser digerida e cuspida sem quaisquer reflexões. A religião é uns dos entraves para esta pergunta, sobretudo a Crista que tudo é pecado, pensar no pecado é pecado, viver é pecado, e quando ainda somos meros embriões, então para a maioria das religiões a vida é pecado. E se quisermos entender a vida temos que entender o que move a vida, e isso é individual, como disse Drummond, o maior poeta brasileiro do período moderno: - Amar se aprende amando, e a vida só se aprende vivendo. O que é a vida? Importa?

 Não para os filósofos e poetas fazem desta pergunta uma ponte para outras, e acabam sem respondê-la.

Nenhum comentário: